"Arquidiocese da Paraíba tem 4 representantes no evento"
Começou na noite do Domingo, dia 17 de julho, o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio de Janeiro (RJ). Nesta edição o tema é: “Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades”. Participam pessoas ligadas à Pastoral da Comunicação de todo o País. A Arquidiocese da Paraíba tem 4 representantes: Eisenhower Almeida (assessor de imprensa/comunicação), Adriel Sales (programador web), Josemar Firino (diagramador) e Pe. Marcão.
A solenidade de abertura do Muticom foi no Ginásio da PUC-Rio, às 18h15. Após a formação da mesa, com autoridades religiosas, como o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, teve a execução do Hino Nacional. Depois de rápidos pronunciamentos desejando boas-vindas e sobre a importância deste evento, começou a primeira palestra do Mutirão.
O professor Dario Edoardo Viganò falou, durante cerca de 30 minutos, sobre as novas mídias. Ele apresentou dados que indicam que o Brasil é o 9º mercado mundial quando o assunto é internet e o 1º em crescimento da Rede Mundial de Computadores. Entre as redes sociais, a que mais recebe acessos no País é o Orkut, depois, em ordem de usuários estão o Facebook e o Twitter. Todos na casa dos milhões de conectados. “E a Igreja Católica, como está presente nestas redes sociais?”, pergunta o palestrante. Que em seguida responde: “Não está! A Igreja está ausente das redes sociais. Com exceção apenas de algumas iniciativas pessoais de alguns padres ou de representantes de pastorais”.
“O jovem, hoje, usa o seu tempo livre de uma outra forma. Ele compartilha as suas experiências nas redes sociais”, afirma o professor Dario, chamando atenção para um caminho que a Igreja deve seguir para evangelizar a juventude.
Dario explicou ainda que as mídias sociais estão criando uma reconfiguração das linguagens gramaticais, modalidades de relacionamentos e participação social. “A Igreja está muito ausente desse novo tipo de comunicação. Temos que mudar essa realidade”, finaliza o palestrante.
"Representantes da Paraiba"
Fonte: Pascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário