sexta-feira, 15 de julho de 2011
Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora das Neves
Começa neste fim de semana a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora das Neves (padroeira de João Pessoa e da Paraíba) pelas outras quatro Dioceses que existem no estado da Paraíba (Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras). A visita faz parte da programação da 426ª Festa das Neves, que este ano tem como tema “Maria, Mãe e Mestra”, e que será realizada de 27 de julho a 5 de agosto na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro da Capital.
Roteiro da Peregrinação:
Dia 16: Diocese de Cajazeiras.
Dia 17: Diocese de Patos.
Dia 23: Diocese de Campina Grande.
Dia 24: Diocese de Guarabira.
Sobre Nossa Senhora das Neves
Vivia em Roma um nobre de família romana. Não possuindo descendentes, resolveu consagrar a sua fortuna à glória de Deus. Estava refletindo no assunto quando Nossa Senhora apareceu em sonho e lhe disse: “Edificar-me-eis uma basílica na colina de Roma que amanhã aparecerá coberta de neve”.
Era noite do dia 4 para 5 de agosto: época de muito calor na Itália. Mas o monte Esquilino apareceu coberto de neve. A população, o Papa Libério e o Clero presenciaram o milagre e logo em seguida foi iniciada a construção da basílica a qual foi denominada Nossa Senhora das Neves, mais conhecida pelo nome de Santa Maria Maior, uma das mais importantes construções dedicadas à Virgem Santíssima.
As terras paraibanas foram conquistadas no dia 5 de agosto e os portugueses, em homenagem ao dia de Nossa Senhora das Neves, batizaram a cidade de Nossa Senhora das Neves: o primeiro nome da Capital.
“Somos protegidos há 426 anos pela bondosa Mãe Maria. Na colina onde foi erguida a singela Capelinha de Nossa Senhora das Neves hoje se encontra a imponente Basílica com suas majestosas torres, que na sua grandiosidade não constrange os seus filhos e filhas mais humildes que a vêm visitar e, aos pés da imagem de Nossa Senhora das Neves, fazer suas orações. Um sinal da piedade do nosso povo paraibano é a devoção à Virgem das Neves representada naquela pequenina imagem, que com muito carinho é revestida de branco, tal qual uma rainha”, afirma o Pároco da Sé Basílica de Nossa Senhora das Neves, Pe. Rui da Silva Braga.
Mais informações: Secretaria da Paróquia de Nossa Senhora das Neves (3221-2503).
Fonte: Pascom
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário