domingo, 31 de julho de 2011

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


Olá, meu irmãos e minhas irmãs!


Neste domingo temos a graça de vermos Jesus como o novo Moisés que oferece um novo maná superior ao do Antigo Testamento. Vemos um Jesus que realiza a abundância dos bens de Deus. Missão que a Igreja precisa a cada dia mostrar e levar a adiante.

Com este comentário já se percebe que a liturgia deste domingo mostra um Jesus que, com o seu Reino, traz a resposta para uma das grandes necessidades do homem que é a de pão. Esse pão divino que sacia o homem o torna capaz de amar mais os irmãos. Assim, podemos dizer que o milagre da multiplicação dos pães se torna para o cristão um sinal e um apelo.

Na primeira leitura (Is 55.1-3) vemos os exilados, torturados pela fome e pela sede. A eles é dirigida uma palavra da parte de Deus a através do profeta Isaías que tem o objetivo de levar a todos a buscar a Deus, converter-se. Só assim Deus fará com esse mesmo povo uma aliança.
Esse apelo divino é feito na forma de convite para um banquete. O salmo (144) continua o tema do pão e ali se diz: Deus sacia os vossos filhos. No versículo 15 se destaca: “Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento”. De fato, o povo de Israel tinha essa consciência de que sempre Deus estava do seu lado e o alimentava, seja espiritualmente ou fisicamente. Na segunda leitura (Rm 8,35. 37-39) Paulo lembra que nada pode nos separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus. Só nós mesmos podemos nos separar.

Deus nunca tem a iniciativa da separação. O Evangelho (Mt 14, 13-21) mostra mais uma vez a multidão, novo povo, que se reúne em torno de Jesus e está faminta no deserto. Jesus tem o sentimento de compaixão. À luz da primeira leitura, ele é aquele que dá, e dá com abundância e gratuitamente, o pão que, depois de ter levantado os olhos e rendido graças, partirá em sinal de aliança. Neste contexto de pão, refeição fica algumas reflexões para nós: em nossa vida familiar quais são os momentos de partilha que há em nosso cotidiano? E mais, como estamos partilhando a nossa vida e o que temos em favor dos irmãos e necessitados?

Rezo para que todos sejamos homens e mulheres que possamos saber partilhar tudo que temos e somos.

Um forte abraço fraterno!!!


Pe. José Aércio dos Santos Oliveira.
Administrador Paroquial

6 comentários:

  1. OBSERVEI O BLOG E FIQUEI FASCINADO MUITO BOM PARABÉNS.A TODA EQUIPE

    ResponderExcluir
  2. DESCOBRIR O BLOG POR UMA AMIGA , QUE NÃO VIA A MUITO TEMPO E AGORA NÃO VOU MAIS DEIXAR DE POSTAR MEUS COMENTARIOS, MANDO ABRAÇO A TODOS PARAIBANOS EM ESPECIAL A JOSYLENE BEIJOS A TODOS.

    ResponderExcluir
  3. ok! amigo obg e seja sempre bem vindo. um abraço de toda equipe.

    ResponderExcluir
  4. HOJE, EU DETERMINO QUE UM ÚNICO PODER
    E UMA ÚNICA PRESENÇA OPERE NO MEU ESPIRITO,
    NO MEU CORPO, NA MINHA VIDA E EM
    TUDO O QUE ME DIZREPEITO.
    DETERMINO QUE A PRESENÇA E O PODER DA
    PAZ IVADAM TODO O MEU SER.
    A MELODIA DA PAZ RESSOA AGORA
    NO MEU CORAÇÃO.
    SINTO-ME INUNDADO POR UMA ESPLÊNDIDA
    SENSAÇÃO DE LIBERDADE PARCIFICA.
    IRRADIA AGORA O AMOR EA PAZ DO DIVINO
    EXTRAIO AGORA DE CADA ESPERIÊNCIA
    O QUE ELA TEM DE MAIS SUBLIME E ELEVADO.
    ESTOU CHEIO DE CONFIANÇA, PAZ E PODER ESPIRITUAL.
    USUFRUO A BELEZA DA NATUREZA, E MINHA ALMA ESTÁ SERENA.

    ResponderExcluir
  5. EU DESÍSTO,
    DESÍSTO DE SOFRER
    DESÍSTO DE LUTAR CONTRA ESSE AMOR
    DESÍSTO DE TUDO.
    DESÍSTO DE FALAR
    O QUANTO TE AMO
    MINHA AUREA MUDOU
    MEU PENSAMENTO É OUTRO

    POR ISSO EU DESÍSTO

    NÃO É FÁCIO ENTENDER
    SÓ SEI QUE TIAMO
    MAIS EU DESÍSTO
    DESÍSTO DE COMPREENDER
    O PORQUÊ DESTA PRISÃO

    POR ISSO EU DESÍSTO

    SEI QUE ESTOU ENFEITIÇADO
    POR ESTE AMOR COMPLICADO
    MEU CORAÇÃO ESTAR EM LUTO
    PROCUREI ENTENDER
    TAMPOUCO DIVISEI- LHE
    O VULTO DO FANTASMA.

    POR ISSO, EU DESÍSTO!


    ESTE POEMA FAZ PARTE DE UMA COLETÂNEA QUE ESTOU PREPARANDO PARA PUBLICAR ESPERO QUE GOSTE E MIM AJUDE A DIVUGAR ABRAÇO A TODA EQUIPE DO BLOG.

    ResponderExcluir
  6. ADOREI A COBERTURA QUE VCS FIZERAM DA MORTE DO PADRE JERONIMO, PROVA QUE VCS ESTÃO USANDO ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO TÃO POPULAR PARA INFORMAR E DIVERTIR O GRANDE PUBLICO, PENA QUE AINDA TEM UM NUMERO PEQUENO DE SEGUIDORES. QUE O SENHOR POSSA FORTELECER AINDA MAIS ESTE TRABALHO DE VCS E QUE VCS VENHAM COLHER BELOS FRUTOS PARABÉNS PELAS POSTAGENS MUITO BOA ABRAÇO A TODA EQUIPE. HÁ JOSI SAUDADE.

    ResponderExcluir