sábado, 17 de março de 2012

III DOMINGO DA QUARESMA


Irmãos e irmãs.


A promulgação da Lei é um momento fundamental na história da salvação, caracterizado pela intervenção clara de Deus que exprime a parte de Israel na aliança.

O aspecto mais original do “Código da aliança” é sua premissa: “Eu sou o Senhor teu Deus que te fiz sair do Egito, de uma casa da escravidão; não terás outros deuses diante de mim...”.

É verdade que o Decálogo corresponde a leis tão “elementares” da sociedade humana, que sem ele não seria possível uma convivência civil. Nele, permanece o fato único de que o legislador é o Deus da história.

Assim a lei, mais do que uma imposição, é vista como um dom: palavra de Deus que espera uma resposta.

Jesus ratifica a validade da lei mosaica; no entanto, a supera apelando para a interioridade, a fim de libertá-la de todo formalismo e reconduzi-la às dimensões da pessoa e do seu diálogo de amor com Deus. O único mandamento de Cristo resume toda a lei, pois o próprio Cristo é dele o modelo mais convincente.

Freqüentemente, nossa aliança com Deus é reduzida a uma apressada visita dominical a uma igreja ou a um passeio turístico a algum santuário. Muitos cristãos são capazes de atos heróicos uma vez por ano, e depois se deixam enredar nas malhas da esclerose espiritual e do legalismo.

O cristão não consta de práticas a cumprir em determinados momentos. Por isso nossa fé, em especial neste tempo da quaresma, deve ser vivida em todos os momentos. Fazer viagens a lugares espirituais sim, mas não se pode esquecer que temos a nossa paróquia como um dos lugares, privilegiado, da vivência dos mandamentos do Senhor.

Me proponho, a colocar apenas as citações da liturgia da Palavra para que você possa buscar em sua Bíblia as reflexões e assim fazer sua ascese espiritual neste tempo forte da quaresma.

Ver em sua Bíblia: (Ex 20, 1-17; Sl 18; 1Cor 1, 22-25; Jo 2, 13-25).

Uma Feliz e abençoada Quaresma para todos !!!


Deus os abençoe.



Pe. José Aércio dos Santos Oliveira
Administrador Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário